Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Quase 50 milhões de brasileiros têm alguma doença crônica diagnosticada

Maio 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

No Brasil, 47,7 milhões de pessoas declararam ter recebido diagnóstico médico de alguma doença crônica em algum momento da vida, ou seja, 22,5% da população. Os dados são da Pnad Covid-19 do IBGE de novembro de 2020.

Doenças crônicas são um conjunto de patologias de múltiplas causas e fatores de risco que podem resultar em incapacidades funcionais. São condições que não são causadas por uma infecção e não são transmitidas, mas sim desenvolvidas pelo próprio organismo.

Entram para a lista das doenças crônicas a diabetes, doenças pulmonares e do coração, depressão, câncer e hipertensão arterial, sendo essa a de maior prevalência no País. Dentre os brasileiros, ainda de acordo com dados da Pnad Covid-19, 28,2 milhões de pessoas, ou 13% da população, declararam terem sido diagnosticados com a condição.

O maior percentual de hipertensos ocorreu no sexo feminino (15%), pessoas com ensino fundamental completo ou incompleto (17%), 75 anos ou mais de idade (55%), no Sudeste e Sul (14%) e entre pretos (16%). Além disso, a pesquisa apontou que 8 milhões desses brasileiros tinham plano de saúde. Esse dado corresponde a 14% dos 58 milhões de beneficiários no País.

Silenciosa e perigosa, a pressão alta, como popularmente é chamada, está presente também em grande número na população mundial. De acordo com a OMS, estima-se que 1,3 bilhão de adultos, entre 30 e 79 anos de idade sofram com a doença no mundo.

Dado a relevância do tema, o IESS realizou o estudo Cenário da Hipertensão na Saúde Suplementar Brasileira, que reúne dados e estatísticas sobre a doença no país. O assunto também foi discutido em um webinar que reuniu especialistas em saúde, nutrição e atividade física. Confira aqui.

Este conteúdo foi útil?