Como podemos te ajudar?

Abaixo você pode tirar sua dúvida conosco ou ver se já a respondemos antes em nosso FAQ.

FAQ

O VCMH/IESS é um indicador calculado por uma consultoria externa a qual nos repassa os dados.

Assim que os dados forem disponibilizados, eles são divulgados no nosso site e atualizados no IESS Data.

Recomendamos que se cadastre em nosso site (www.iess.org.br) para receber o mailling com as notícias atualizadas.

A série histórica está disponível em: https://iessdata.iess.org.br/dados/vcmh

Caso tenha dúvidas, acesse a nossa metodologia.

Assessoria de imprensa | LetraCerta Inteligência em Comunicação

  • (11) 98231-8002

Sim. Se você escreveu um artigo, estudo, blog ou algo relacionado ao setor de saúde suplementar e queira compartilhar em nosso site, poderá participar por meio do Prêmio IESS, pôster, blog ou na área de recomendados.

Envie seu material para o e-mail: [email protected]

Podem participar candidatos de qualquer nacionalidade, idade e formação acadêmica com artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) relacionados à saúde suplementar.

Para pôster, também podem ser inscritos trabalhos de nível universitário (graduação).

O índice de Variação do Custo Médico-Hospitalar do IESS – VCMH/IESS– expressa a variação do custo médico hospitalar per capita das operadoras de planos de saúde entre dois períodos consecutivos de 12 meses cada. A amostra utilizada para o cálculo do índice VCMH representa aproximadamente 10% do total de beneficiários de planos individuais (antigos e novos) distribuídos em todas as regiões do país.

Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e aplicada na construção de índices de variação de custo em saúde, como o S&P Healthcare Economic Composite e Milliman Medical Index. Além disso, o índice VCMH/IESS considera uma ponderação por padrão de plano (básico, intermediário, superior e executivo), o que possibilita a mensuração mais exata da variação do custo médico hospitalar. Ou seja, se as vendas de um determinado padrão de plano crescerem muito mais do que as de outro padrão, isso pode resultar, no cálculo agregado, em VCMH maior ou menor do que o real, o que subestimaria ou superestimaria a VCMH.

O IESSdata é um espaço interativo que, em um só lugar, reúne e possibilita o cruzamento informações de diversos indicadores relevantes para compreender o setor de saúde suplementar e acompanhar sua evolução, como o Índice de Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH/IESS) e o total de beneficiários de planos de saúde no país de acordo com região e tipo de vínculo.

Além disso, o IESSdata apresenta dados econômicos importantes para o setor, como Produto Interno Bruto (PIB), renda, inflação, nível de emprego e desemprego e juros. Tudo de forma simples e prática.

Nab é a "Nota de Acompanhamento de Beneficiários", nosso boletim mensal que apresenta em tabelas e gráficos, os principais e mais recentes números relacionados à saúde suplementar. Os dados são divididos por estados e regiões e por tipo de contratação e modalidade de operadoras. 

É um Boletim informativo que agrupa resumos de publicações científicas de interesse para a saúde suplementar, selecionados entre as principais revistas científicas publicadas no Brasil e no mundo nas áreas de saúde, tecnologia, economia e gestão.

IESS - Instituto de Estudos de Saúde Suplementar

Assessoria de imprensa | LetraCerta Inteligência em Comunicação

  • Via telefone: (11) 3812-6956