Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Hipertensão atinge 1 em cada 4 brasileiros

Abril 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pela pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. Um dos principais fatores de risco para Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta) e outras doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial atinge 1 em cada 4 brasileiros, de acordo com o Vigitel 2016. Considerando que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo já há muitas décadas, é possível ter uma ideia da importância desta questão.

Além disso, de acordo com o American Heart Association, é a doença crônica que mais motiva consultas no sistema de saúde, o que determina um importante impacto econômico também para esse sistema. O problema, vale destacar, é que as consultas se concentram depois de o paciente já apresentar o problema, e não antes, quando seria possível preveni-la. 

É por isso que hoje, no Dia Nacional de Combate à Hipertensão, gostaríamos de lembrar, mais uma vez, a importância de Programas de Promoção da Saúde no combate a essas doenças. Um bom incentivo para estimular que empresas desenvolvam esses programas e se importem mais com a qualidade de vida dos seus colaboradores pode ser, como já apontamos aqui no Blog, lembrar que empresas com investimentos em políticas de bem-estar e de promoção de saúde apresentaram crescimento cerca de 5% superior quando comparadas a outras. Para ajudar nesse processo, listamos soluções e propostas para tornar essas práticas rotina em organizações de todos os portes. Confira

Este conteúdo foi útil?