Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia Mundial da Obesidade: relembre as iniciativas do IESS sobre o tema

Março 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

O Dia Mundial da Obesidade, 4 de março, foi estabelecido com o propósito de ampliar a conscientização acerca dessa condição de saúde. Reconhecida como uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença representa um desafio complexo para a saúde pública, sendo associada ao surgimento de diversas outras enfermidades.

O IESS sempre atento ao setor de saúde suplementar e às questões relacionadas à saúde, qualidade de vida e bem-estar, disponibiliza aqui no site uma série de conteúdos sobre o tema. Confira a seguir:

Estudos Especiais
Em 2022, lançamos dois estudos especiais sobre obesidade: “Custos diretos e atribuíveis à obesidade grave e obesidade mórbida no Sistema de Saúde Suplementar do Brasil” e “Como o aumento da prevalência da obesidade entre beneficiários pode impactar a sustentabilidade da saúde suplementar”. Os materiais foram encomendados pelo IESS e trazem dados importantes sobre a obesidade no Brasil. O primeiro deles identificou, por exemplo, que as despesas da obesidade grave e mórbida no sistema de saúde suplementar do Brasil representam, por beneficiário, R$ 2.750 por mês, o que somado ao ano resultam em R$ 33 mil. Essa informação, inclusive, foi repercutida em matéria na Agência Brasil

Seminário
Esses estudos foram apresentados e debatidos durante o Seminário IESS: Obesidade no Brasil: Impactos sociais e econômicos. O evento contou com a presença de especialistas como a Drª. Ana Luisa Gomes, especialista em Saúde e Epidemiologista, e o prof. Dr. Gonzalo Vecina, da FSP-USP. E seminário foi transmitido ao vivo em nosso canal do YouTube e está disponível também aqui no site.  

Texto para Discussão (TD)
Em outubro de 2023, produzimos e divulgamos o TD 98: Evolução da obesidade entre beneficiários de planos de saúde, que usou como base dados do Vigitel de 2008 a 2021, do Ministério da Saúde. A análise apontou que no Brasil, entre 2008 e 2021, a prevalência da obesidade entre beneficiários de planos de saúde saltou 7,2 pontos percentuais, foi de 12,9% para 20,1%.

Capítulo de livro
Em dezembro de 2022, lançamos Saúde das Empresas: a Promoção de uma Ideia Sustentável, um livro eletrônico gratuito que reúne artigos e cases de especialistas. O tema obesidade é abordado no capítulo Transformações desde meados do século XX e sua relação com o aumento das condições crônicas, assinado por José Cechin, superintendente executivo do IESS. O livro pode ser baixado aqui

IESS Educação
Em 2023, disponibilizamos na plataforma IESS Educação de cursos gratuitos a videoaula Consumo de Ultraprocessados e Impactos na Obesidade, ministrada por Felipe Delpino, pesquisador do IESS, mestre em Nutrição e Alimentos, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva e em Nutrição em Saúde Pública e doutor em Ciências da Saúde. O curso traça um panorama da obesidade no Brasil, explica o conceito de alimentos ultraprocessados e a relação deles com a obesidade e outras doenças crônicas. Além disso, apresenta os desafios que as consequências do consumo desses alimentos trazem para o setor de Saúde Suplementar. Acesse a plataforma e inscreva-se!

Este conteúdo foi útil?