Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Novembro 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

“Envelhecimento populacional” é o tema do próximo especial aqui do Blog. A enquete que abrimos no dia 24 de outubro ficou aberta para votação até 14 de novembro às 17h e recebeu 372 votos.  

O tema vencedor, “Envelhecimento populacional”, recebeu 109 votos. Apenas 19 a mais que o segundo colocado, “Desafios para a sustentabilidade da saúde suplementar”, que teve 91 votos.  

Para nós é importante constatar que mesmo com a frequência que mencionamos o assunto em nosso blog, exatamente por considerá-lo fundamental para a sustentabilidade do setor e a qualidade de vida dos brasileiros, você ainda o escolheu como tema de nosso próximo especial. Sinal de que estamos alinhados. 

Nas próximas semanas iremos preparar os conteúdos para este especial e avisar a data em que ele será publicado. Obrigado por nos acompanhar e participar desta votação. 

Confira abaixo o resultado completo da enquete: 

Total – 372  

Envelhecimento populacional – 109 

Desafios para a sustentabilidade da saúde suplementar – 91  

Promoção da saúde – 67 

Aplicação de TI no mercado de saúde suplementar – 55  

Judicialização da saúde – 49  

Outros – 2 votos 

Novembro 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

Semana passada, anunciamos nossa nova enquete para determinar o tema do próximo especial aqui do Blog. Se você ainda não votou, não perca tempo! Você tem até o dia 14 para dar sua opinião. 

Para participar da enquete, basta clicar em um dos temas abaixo:  

• Desafios para a sustentabilidade da saúde suplementar  

• Envelhecimento populacional 

• Aplicação de TI no mercado de saúde suplementar 

• Judicialização da saúde 

• Promoção da saúde 

Se algum tema que você acha fundamental para o setor de saúde suplementar não estiver na lista, mande sua sugestão para o e-mail: [email protected]  

Além disso, também estamos recebendo sugestões de estudos: envie suas ideias para [email protected] ou entre em contato conosco pelo Facebook.  

Contamos com sua participação! 

Agosto 2017
Salvar aos favoritos Compartilhar

Hoje, no último dia de nosso especial sobre modelos de pagamento, iremos apresentar o Captation, um sistema similar ao de orçamentos globais, apresentado ontem aqui no Blog. Ao menos no fato de que este modelo também trabalha com um orçamento previamente definido.

Enquanto o Global Budget determina um valor anual fechado para o hospital trabalhar, o Captation determina um valor por paciente de um determinado grupo e numa determinada área de abrangência. Desta forma, o modelo também oferece uma boa previsibilidade de gastos para as fontes pagadoras. Além disso, como as receitas dos prestadores de serviço de saúde são independentes da quantidade e dos tipos de tratamentos realizados, espera-se que o modelo incentive os prestadores a buscarem procedimentos com uma melhor relação entre custo e efetividade, o que pode ajudar a manter os custos mais baixos.

Uma dificuldade para a implementação desse modelo é a definição do valor per capita, devido à falta de base de dados estatísticos. Além disso, uma receita fixa por paciente pode incentivar os prestadores a realizarem a seleção de risco ou a racionar ou negar acesso a procedimentos e serviços mais caros.

Ao longo da semana vimos diversos modelos de pagamentos, todos eles com qualidades e defeitos. Claramente, não há um modelo ideal. Mas como já afirmamos, eles podem ser combinados ou modificados de acordo com as necessidades locais. O que não podemos fazer é continuar com o modelo de conta aberta atual, que incentiva o desperdício, principalmente sabendo que alternativas para substituí-lo não faltam.