Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Janeiro 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

Nós três últimos dias, apresentamos novos produtos para a saúde suplementar que já são empregados com sucesso nos Estados Unidos. Mas não é somente no mercado norte-americano que esses produtos apresentam bons resultados. Cingapura, China e África do Sul também contam com cases interessantes que, certamente, podem servir de base de referência para que o Brasil também analise a adoção desses produtos.

O Medisave, instituído em Cingapura desde 1984, é uma conta poupança para saúde (HSA) em que todo trabalhador deve depositar, compulsoriamente, parte de seu salário. O montante exato varia de acordo com a idade, começando com 8% do salário para trabalhadores com 35 anos ou menos, e chegando a 10,5% para quem possui mais de 50 anos. O modelo está associado a um plano de franquia anual (HDHP), chamado Medishield.

Na China, também de maneira compulsória, o governo determinou que todos os trabalhadores devem possuir uma conta poupança para saúde (HSA) associada a um plano com franquia (HDHP) desde 1998. Lá, a medida foi adotada para aumentar a proporção de indivíduos segurados, proteger os indivíduos de situações inesperadas que exijam elevadas despesas médicas e, principalmente, aumentar a concorrência de preços e a qualidade no atendimento primário à saúde. 

A África do Sul é o único dos três países onde a conta poupança para saúde e os planos de franquia anual não são obrigatórios. Lá, HSA e HDHP foram adotados em 1994 com o objetivo de conter a escalada de gastos com saúde. Assim como acontece nos Estados Unidos, há incentivos ficais para manter uma conta poupança para saúde e, geralmente, não há franquia para medicamentos e atendimentos hospitalares relacionados à doenças crônicas. O maior diferencial na África do Sul é que as contas poupança são geridas diretamente pelas seguradoras e os recursos ficam aplicados no mercado de capitais. 

Apresentação do IESS DRG África do Sul

DRG - Estudo de Caso da África do Sul | Etienne Dreyer e Sam Rossolimos

Maio 2015

Apresentação de Etienne Dreyer e Sam Rossolimos, diretores da área de Healthcare da PwC África do Sul, sobre a adoção do sistema de remuneração hospitalar baseado no DRG (Diagnosis Related Groups). Evento realizado pela PwC Brasil em 28 de maio de 2015, em São Paulo, e que teve apoio do IESS.

Apresentação DRG África do Sul

A experiência internacional na adoção do DRG | Sam Rossolimos e Etienne Dreyer

Novembro 2014

Apresentação feita por Sam Rossolimos e Etienne Dreyer, diretores de Healthcare da PwC África do Sul, no Seminário Internacional "A Sustentabilidade da Saúde Suplementar", realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 27 de novembro de 2014.

Apresentação disponível em vídeo, clique aqui.