Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Desafios Pós-Covid-19: webinar IESS aborda os efeitos a longo-prazo da pandemia

Agosto 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Covid-19 trouxe grandes desafios ao sistema de saúde e à comunidade científica. Desde sua descoberta, muito se avançou em relação ao diagnóstico, tratamento a prevenção. Porém, atualmente, as sequelas e consequências a longo prazo da doença tem exigido novos esforços do setor.

Pensando nisso, nesta terça-feira (16), a partir das 16h, o IESS realiza o webinar “Efeitos da Pandemia: Desafios de Serviços de Saúde Pós-Covid-19”. A proposta é debater o cenário atual, aspectos e ações do sistema de saúde frente à doença. O encontro, com a presença de especialistas do setor, será transmitido pelos canais do IESS no Facebook e Youtube. 

Com mediação do superintendente executivo do IESS, José Cechin, o webinar contará com a participação do dr. Fábio Leite Gastal, diretor acadêmico da Faculdade Unimed e drª. Mirelle Oliveira Saes, professora de Anatomia Humana da FURG e coordenadora do estudo SulCovid, pesquisa que monitora a saúde de adultos e idosos após infecção pelo vírus.

Na oportunidade, o IESS apresentará um estudo que traça o registro de sintomas a longo prazo, após a infecção pela Covid-19. Os dados revelam que existem 55 doenças associadas ao Coronavírus. Dentre elas, as cinco mais comuns são a fadiga (58%), dor de cabeça (44%), distúrbio de atenção (27%), queda de cabelo (25%) e dispneia (24%).

Além de evidenciar os sintomas mais registrados após a recuperação, o estudo também destaca a importância da reabilitação após a recuperação dos pacientes.

Além de acompanhar ao vivo, também será possível realizar perguntas pelos chats da transmissão e via WhatsApp (11 93352-3355), que serão respondidas pelos participantes.

Clique aqui para assistir ao webinar.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.  
 

Este conteúdo foi útil?