Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Debater saúde mental é imprescindível para as empresas

Abril 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Um dos efeitos causados pela pandemia foi a piora na saúde mental da população. Inclusive, os transtornos mentais se mostram como um dos mais graves problemas de deterioração dos ambientes de trabalho, resultando em altos custos para as pessoas, empresas e sistemas de saúde. Sendo assim, devido a importância do tema, o IESS realizou o webinar “Setembro Amarelo: por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?”. O encontro ocorreu em 16/9, no mês da campanha de prevenção ao suicídio.

O tema é imprescindível, sobretudo por conta dos aumentos dos transtornos mentais entre os brasileiros antes mesmo da chegada da pandemia. Mais de 5,5 milhões de beneficiários de planos de saúde foram diagnosticados com depressão entre 2013 e 2019, conforme apontou o IESS – relembre.

É preciso entender que saúde mental é uma questão complexa e envolve uma série de fatores. “Bem-estar emocional é uma sensação de tranquilidade, de que você consegue produzir e desempenhar os seus papeis sociais, de relacionamentos e ter uma boa relação consigo mesmo”, explica Dr. Geilson Santana, médico psiquiatra e psicoterapeuta.

No ambiente de trabalho, por exemplo, o estresse excessivo prejudica a tomada de decisões e pode até mesmo aumentar os riscos de acidentes em um ambiente fabril. “Quem não está bem mentalmente para trabalhar não consegue desenvolver funções básicas do ponto de vista cognitivo”, afirma Dr. Glauco Callia, médico especialista em medicina do trabalho e diretor global de estratégia em saúde na GSK.

Do ponto de vista das empresas, garantir que os funcionários se sintam valorizados e como parte da organização é um passo importante para reduzir os índices de transtornos mentais. “Quando eu como pessoa percebo que não tenho um trabalho com sentido, interessante e desafiador isso fragiliza a minha identidade e isso pode levar a um estágio anterior ao adoecimento”, afirma Viviane Sarto, líder em saúde corporativa na Honda South America.

Para acompanhar todo o debate e as opiniões dos especialistas, assista à íntegra do evento:

Este conteúdo foi útil?