Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Distrito Federal cresce acima da média nacional e apresenta recorde histórico de beneficiários com planos de saúde

Dezembro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Um a cada três habitantes contam com o benefício. Taxa de cobertura (33,5%) supera a média nacional, aponta estudo do IESS 

O número de adesões a planos médico-hospitalares segue em crescimento no País. Na região Centro-Oeste, o grande destaque foi o Distrito Federal, que em outubro deste ano contabilizou 943,9 mil beneficiários, recorde histórico desde o início da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

As informações da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 88, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que, em 12 meses, houve crescimento de 2,2% em novos contratos, índice acima da média nacional (1,9%), com acréscimo de 16,6 mil vínculos no período. 

Outro ponto positivo diz respeito à taxa de cobertura de pessoas com o benefício, que cresceu e atingiu seu maior patamar: 33,5%, também, acima da média nacional, que foi de 25,1%. De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o DF possui cerca de 2,8 milhões de habitantes. Assim, cerca de um a cada três moradores contam com assistência da saúde suplementar.  

Os planos do tipo coletivo empresarial tiveram crescimento de 3,3% – passaram de 674 mil, em outubro de 2022, para 696,4 mil no mesmo mês deste ano (acréscimo de 22,3 mil vínculos). Já as adesões aos planos individual ou familiar também cresceram. Em termos percentuais, a modalidade teve alta de 23,4% – saltou de 36,8 mil beneficiários para 45,5 mil no mesmo período (8,6 mil contratos a mais). 

O superintendente executivo do IESS, José Cechin, explica que os planos coletivos empresariais são os que mais crescem no Brasil e já representam 70% do número de vínculos. “No Distrito Federal, salta aos olhos o grande aumento do número de planos individuais e familiares nesses últimos 12 meses. Mas aumentou também, e mais do que a média nacional, o número de contratos coletivos empresariais, em sintonia com o crescimento do emprego formal na capital federal, de 3,8%”, afirma. 

Clique aqui para ver a Análise Especial da NAB 88 na íntegra.

Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações
LetraCerta Inteligência em Comunicação

Emerson Oliveira – [email protected]
(11) 98231-8002

Este conteúdo foi útil?