Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Setembro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O processo de capacitação e busca por novos conhecimentos é sempre importante, seja no âmbito profissional ou pessoal. O IESS Educação é uma iniciativa que oferece uma série de cursos gratuitos de curta duração com conteúdo on-line voltado para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a saúde suplementar. 

A plataforma desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), atualmente, oferece 17 cursos com foco no segmento. Desde o ano passado, quando o IESS colocou a ação em prática, foram consolidadas mais de 6,5 mil inscrições.

Ao longo de 2023 foram disponibilizados sete cursos, com diferentes temas, são eles: 

1.    Judicialização de saúde: conceito, consequências e respostas institucionais   
2.    Formação de Preços dos Planos de Saúde
3.    Consumo de ultraprocessados e impactos na obesidade: os desafios da saúde suplementar
4.    Introdução ao Mercado de Saúde Suplementar - Planos Odontológicos
5.    Curso de Extensão On-line Aceleração para Jovens Gestores
6.    Multimorbidade: perspectivas e impactos na saúde suplementar
7.    Gestão de Conflitos em Saúde Suplementar e o Papel das Ouvidorias nas Operadoras de Planos de Saúde

As videoaulas têm linguagem acessível e são lecionadas por renomados especialistas do setor. O conteúdo é voltado para diversos públicos, como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. 
 
Vale lembrar que, após a inscrição, o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias. Acesse o site da ENS e faça já a sua inscrição. É gratuito.
 

Junho 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Inscrições já estão abertas na plataforma online, que conta com outros cursos, todos com foco na saúde suplementar  

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), abriu em 26 de junho, novo curso on-line e gratuito: Gestão de conflitos em saúde suplementar e o papel das ouvidorias nas operadoras de planos de saúde. 

Na aula, o aluno terá a oportunidade de aprender sobre a regulamentação do mercado de saúde suplementar, contratos e conflitos, judicialização e métodos de solução de demandas. 

A videoaula, ministrada por Achernar Sena, que é advogada, mestra em Direito e Gestão de Conflitos e que atua há mais de 10 anos no setor, também aborda a ouvidoria como ferramenta para a gestão adequada de conflitos em saúde suplementar. Achernar também é uma das vencedoras do 12° Prêmio IESS de Produção Científica, ocorrido em 2022.

Por meio de vídeos com linguagem acessível, o IESS Educação apresenta os mais diversos assuntos relacionados ao setor com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação da saúde suplementar. Vale lembrar que o aluno tem acesso aos conteúdos por período máximo de 30 dias, porém o curso fica disponível de forma permanente na plataforma.

Para inscrição no novo curso clique aqui

Vale lembrar que outros cursos focados em saúde suplementar estão disponíveis na plataforma, de forma gratuita, todos com linguagem acessível em videoaulas direcionadas para diversos públicos como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. Acesse e inscreva-se. 

Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações
LetraCerta Inteligência em Comunicação

Emerson Oliveira – [email protected]
98231-8002

Junho 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Quem acompanha o setor de saúde no Brasil constantemente encontra pautas relacionadas a conflitos e à judicialização. Este é um tema cada vez mais recorrente e presente por diferentes razões e necessidades. Nesse contexto, é perceptível a necessidade de se empreender em esforços na tentativa de minimização e reversão de embates jurídicos.

Um dos meios que pode apoiar na resolução de conflitos é a ouvidoria, cuja criação e manutenção é obrigatória para as operadoras de planos privados de assistência à saúde. Se bem utilizado, este canal traz diversos benefícios, como a aproximação dos beneficiários com a operadora, a identificação de eventuais falhas nos processos internos de trabalho, a melhoria da qualidade no atendimento prestado e uma maior integração das áreas com o compartilhamento das informações. 

Diante disso, o IESS disponibiliza na plataforma IESS Educação o curso Gestão de conflitos em saúde suplementar e o papel das ouvidorias nas operadoras de planos de saúde, ministrado por Achernar Sena, que é advogada, mestra Direito e Gestão de Conflitos e que atua há mais de 10 anos no setor. Achernar também é uma das vencedoras do 12° Prêmio IESS.

Na aula, o aluno terá a oportunidade de aprender sobre a regulamentação do mercado de saúde suplementar, sobre contratos e conflitos, judicialização, métodos de solução de demandas e sobre a ouvidoria como ferramenta para a gestão adequada de conflitos em saúde suplementar.

O IESS Educação é uma parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e oferece videoaulas on-line e gratuitas.  O objetivo é de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.  

Acesse a plataforma e inscreva-se! 

Maio 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

A busca por novos conhecimentos e aprendizado é uma necessidade, seja no âmbito profissional ou pessoal. O IESS Educação possibilita capacitação em cursos gratuitos de curta duração com conteúdo on-line voltado para difundir e esclarecer as bases que fundamentam a saúde suplementar. 

Atualmente, a plataforma desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), oferece 15 cursos do segmento. Desde o ano passado, quando o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) colocou a ação em prática, foram consolidadas mais de 5,3 mil inscrições.

Apenas este ano foram disponibilizados seis cursos, com diferentes temas, são eles: 

1.    Judicialização de saúde: conceito, consequências e respostas institucionais   
2.    Formação de Preços dos Planos de Saúde
3.    Consumo de ultraprocessados e impactos na obesidade: os desafios da saúde suplementar
4.    Introdução ao Mercado de Saúde Suplementar - Planos Odontológicos
5.    Curso de Extensão On-line Aceleração para Jovens Gestores
6.    Multimorbidade: perspectivas e impactos na saúde suplementar

Vale lembrar que as videoaulas tem linguagem acessível e são lecionadas por renomados especialistas do setor. O contudo é voltado para diversos públicos, como beneficiários de planos médico-hospitalares, alunos de pós-graduação em saúde, magistrados, órgãos governamentais e empresas que atuam no setor. 
 
Após a inscrição, o aluno tem acesso aos conteúdos por 30 dias. Acesse o site https://www.ens.edu.br/ e faça já a sua inscrição. É gratuito.
 

Abril 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O IESS disponibiliza, a partir de 24 de abril, novo curso na plataforma IESS Educação: Multimorbidade: perspectivas e impactos na saúde suplementar. A videoaula gratuita é ministrada por Felipe Delpino, pesquisador do IESS, mestre em Nutrição e Alimentos, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva e em Nutrição em Saúde Pública e doutor em Ciências da Saúde.

O termo multimorbidade é relativamente novo e é utilizado para caracterizar a ocorrência simultânea de dois ou mais problemas de saúde no mesmo indivíduo. A condição impõe um grande desafio para os sistemas de saúde e a sua incidência vem aumentando no mundo. 

No curso do IESS Educação, o aluno aprenderá sobre a definição, causas e consequências da multimorbidade. Além disso, será apresentado a panoramas e estimativas da condição no mundo e aos impactos da sua incidência na saúde suplementar. 

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Acesse a plataforma e inscreva-se gratuitamente!

Mais conteúdos

Vale lembrar aqui, ainda, que o tema multimorbidade foi abordado em Webinar IESS recentemente. Durante o evento, especialistas debateram sobre o tema o apresentamos mais um texto para discussão, o TD 94. 

Assista ao webinar Saúde e qualidade de vida: desafios para prevenção da multimorbidade aqui

Faça o download do Texto para Discussão 94: Evolução da multimorbidade em beneficiários de planos de saúde: dados da Pesquisa Nacional de Saúde aqui.
 

Março 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Já está disponível o terceiro módulo do Curso de Extensão On-line Aceleração para Jovens Gestores do IESS Educação. A aula “Como alcançar o autodesenvolvimento integrado em gestão e liderança?” já pode ser conferida na plataforma a partir de 27 de março.  

Ministrado pelo Prof. Dr. Claudio Colucci, o curso está dividido em três módulos, disponibilizados semanalmente. Os alunos que já se inscreveram no curso (módulos anteriores) podem acessá-los diretamente por meio do login e senha cadastrados no site da Escola Nacional de Seguros. Novos estudantes devem se inscrever para acompanhar as videoaulas gratuitas, basta clicar aqui.  

Para concluir o curso, é necessário assistir as três aulas em sequência. O “Módulo 1 - Qual é o melhor modelo de gestão para a sua empresa?” foi liberado dia 13 de março e o “Módulo 2 - Como lidar com resistências em gestão de mudanças (change management)” está disponível desde o dia 20.  

Mais sobre o Módulo 3 

O módulo 3 está focado em temas relacionados à liderança e autoconhecimento. Aborda, entre outros conceitos, habilidades pessoais, interpessoais, de grupos e organizacionais.  

Para concluir o curso de extensão, basta apenas uma inscrição, no entanto, é necessário acompanhar os três módulos em sequência.   

O IESS Educação é uma parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS) e oferece videoaulas on-line e gratuitas.  O objetivo é de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.  

Acesse a plataforma e inscreva-se! 

Março 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O “Módulo 2 - Como lidar com resistências em gestão de mudanças (change management)” do Curso de Extensão On-line Aceleração para Jovens Gestores já pode ser conferido na plataforma do IESS Educação a partir desta segunda-feira (20/3). Alunos já inscritos no curso podem acessá-los diretamente por meio do login e senha cadastrados no site da Escola Nacional de Seguros. Novos estudantes devem se inscrever para acompanhar as videoaulas gratuitas, basta clicar aqui.

Ministrado pelo Prof. Dr. Claudio Colucci, o curso está dividido em três módulos, que estão sendo disponibilizados semanalmente. O “Módulo 1 - Qual é o melhor modelo de gestão para a sua empresa?” foi liberado dia 13 de março. Já o “Módulo 3 - Como alcançar o autodesenvolvimento integrado em gestão e liderança?” ficará disponível para os inscritos no dia 27 de março.

Mais sobre o Módulo 2

A videoaula envolve a combinação dos seguintes temas: processos de mudanças e transformações nas empresas e modelos de gestão para mudanças. Aborda questões relacionas à resistência a essas situações e à importância da cultura empresarial. Além disso, apresenta simulações para a gestão de mudanças e gamificação.

Para concluir o curso de extensão, basta apenas uma inscrição. O aluno deve acompanhar a disponibilização semanal das aulas na plataforma.

O IESS Educação é uma parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS) e oferece videoaulas on-line e gratuitas. O objetivo é de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.

Acesse a plataforma e inscreva-se!

Março 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O IESS Educação disponibiliza a partir desta segunda-feira (13/3) mais um curso inédito em sua plataforma. Já estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão On-line Aceleração para Jovens Gestores, ministrado pelo Prof. Dr. Claudio Colucci. As videoaulas serão divididas em três módulos que serão disponibilizadas semanalmente.

O “Módulo 1 - Qual é o melhor modelo de gestão para a sua empresa?” já pode ser conferido na plataforma a partir de 13 de março. Nesta aula, o aluno aprenderá sobre dinâmica, modelos de gestão e inovação. Além disso, é convidado a refletir sobre a complementaridade dos conceitos de liderança e gestão e a fazer uma análise sobre as práticas implementadas nas empresas.

Já o “Módulo 2 - Como lidar com resistências em gestão de mudanças (change management)” e o “Módulo 3 - Como alcançar o autodesenvolvimento integrado em gestão e liderança?” ficarão disponíveis para os inscritos nos dias 20 e 27 de março, respectivamente. Acompanhe o blog do IESS para saber mais sobre essas aulas.

Importante frisar que, para concluir o curso, basta realizar apenas uma inscrição. O aluno deve acompanhar a disponibilização semanal das aulas na plataforma.

O IESS Educação é uma parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS) e oferece videoaulas on-line e gratuitas. O objetivo é de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar.

Acesse a plataforma e inscreva-se gratuitamente!

Fevereiro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

O setor de odontologia suplementar vem crescendo exponencialmente. Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) N° 78 do IESS, o ano de 2022 encerrou dezembro com 31,1 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, uma alta de 7,1 % em relação ao mesmo mês de 2021. 

O IESS vem acompanhando essa tendência mês a mês já há algum tempo. Diante disso, lançamos no IESS Educação o curso “Introdução ao Mercado de Saúde Suplementar - Planos Odontológicos”. Ministrado por Bruno Minami, pesquisador do IESS, a videoaula busca contribuir com a disseminação dos dados de assistência à saúde, além de apoiar corretores, assessores, gerentes, supervisores, estudantes, profissionais da saúde e aqueles que desejarem iniciar no mercado de planos odontológicos.

No curso, o aluno aprenderá sobre a estrutura do sistema de saúde suplementar, os tipos de contratações e as modalidades das operadoras de planos odontológicos. Além disso, terá a oportunidade de compreender os números e dados disponíveis desse complexo setor.
 
A plataforma IESS Educação é uma parceria com a Escola Nacional de Seguros (ENS) e oferece videoaulas on-line e gratuitas.  O objetivo é de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Acesse a plataforma e inscreva-se gratuitamente!
 

Fevereiro 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Os alimentos ultraprocessados são mais baratos, mais acessíveis e fáceis de serem consumidos. Eles estão disponíveis em todos os lugares: supermercados, padarias e nas lanchonetes. O seu consumo vem crescendo a cada dia que passa e os impactos na saúde da população já podem ser percebidos. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela USP, Fiocruz Unifesp e a Universidad de Santiago de Chile, calcula-se que o número de mortes associadas ao consumo a esses alimentos pode chegar a aproximadamente 57 mil ao ano no Brasil. 

É indiscutível que a alimentação é um dos pilares da saúde e da qualidade de vida. Diante disso, o IESS Educação lança o curso “Consumo de ultraprocessados e impactos na obesidade: os desafios da saúde suplementar”. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. 

A videoaula é ministrada por Felipe Delpino, pesquisador do IESS, que é mestre em Nutrição e Alimentos, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva e em Nutrição em Saúde Pública e doutor em Ciências da Saúde. O curso traça um panorama da obesidade no Brasil, explica o conceito de alimentos ultraprocessados e a relação deles com a obesidade e outras doenças crônicas. Além disso, apresenta os desafios que as consequências do consumo desses alimentos trazem para o setor de Saúde Suplementar.

A plataforma IESS Educação conta com videoaulas on-line e gratuitas, e foi desenvolvida em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS) com objetivo de difundir e esclarecer as bases que fundamentam a operação do setor de saúde suplementar. 

Acesse a plataforma e inscreva-se!