Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Agosto 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

O episódio 7 do IESSCast já está no ar e traz para análise os modelos de pagamentos que atualmente fazem parte da rotina dos serviços médico-hospitalares e as principais diferenças entre eles. Para elucidar a questão, o superintendente executivo do IESS, José Cechin, recebeu César Luiz Abicalaffe, médico, mestre em Economia da Saúde, presidente do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde e CEO da 2iM Inteligência Médica S/A. 

A conversa mostra como o tema evoluiu nos últimos 20 anos e quais as vantagens e desvantagens dos atuais modelos em operação, com atenção à transparência, às fraudes, aos eventuais desperdícios observados e às oportunidades que os novos meios de pagamento têm proporcionado. O episódio ainda discute a geração de valor entregue pelos sistemas de saúde suplementar e público no Brasil e a criação de novos produtos a partir da necessidade dos beneficiários. 

O IESSCast está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts e Castbox. O conteúdo também pode ser acessado, a qualquer momento, pelo canal do IESS no YouTube em formato de websérie. Os novos episódios vão ao ar sempre às terças e sextas-feiras. 

A série do IESSCast teve origem a partir do “Saúde Suplementar: 20 anos de transformações e desafios em um setor de evolução contínua”, publicação organizada pelo IESS e assinada por 24 autores convidados. Para baixar a publicação, clique AQUI

Agosto 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

O novo episódio do IESSCast trata de uma questão sensível para os profissionais de saúde: esquemas de irregularidades e de corrupção que atingem o setor no país. Para entender as consequências de atos ilícitos e as formas de combatê-los, o superintendente executivo do IESS, José Cechin, conversou com Edmond Barras, cirurgião de coluna vertebral do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ele assina o capítulo “O Lado Oculto da Medicina”, do livro “Saúde Suplementar: 20 anos de transformações e desafios em um setor de evolução contínua”, publicação do IESS que deu origem ao Podcast. 

A conversa tratou de condutas criminosas relacionadas à medicina, como o escândalo da Máfia das Próteses, exemplo de gestão fraudulenta que ganhou as manchetes do país. O episódio mostra como os órgãos reguladores podem agir para evitar delitos e quais mudanças tivemos no sistema público e privado para que escândalos como esse não se repitam. Outros destaques do bate-papo foram formas de ampliar a transparência e a regulamentação no setor, relações inapropriadas entre médicos e prestadores de serviços e problemas no modelo de pagamento. 

O IESSCast está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts e Castbox. O conteúdo também pode ser acessado, a qualquer momento, pelo canal do IESS no YouTube em formato de websérie. Os novos episódios vão ao ar sempre às terças e sextas-feiras. 

Para baixar o livro “Saúde Suplementar: 20 anos de transformações e desafios em um setor de evolução contínua”, publicação organizada pelo IESS e assinada por 24 autores convidados, clique AQUI

 

Julho 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

De grande importância para todo o setor de saúde nacional, a Atenção Primária à Saúde (APS) não é algo novo, mas ganha um papel fundamental na gestão de saúde e na coordenação de cuidados em função da pandemia de Covid-19. Mais do que nunca o sistema de saúde precisa que a assistência seja coordenada e integral para que a importante e necessária resposta ao novo vírus não deixe áreas fundamentais sem atenção.

Mas afinal, quais as novas tendências em APS a partir da pandemia? Como integrar esse cuidado dentro do sistema de saúde como um todo (público e privado)? Que papel a APS terá na vida das pessoas que se recuperaram da Covid-19?

São várias as perguntas sobre esse vasto tema que iremos abordar hoje em nosso webinar “Novas tendências em Atenção Primária à Saúde” a partir das 16h. Para esse importante debate, reunimos 3 dos principais especialistas em gestão de saúde com mediação de José Cechin, superintendente executivo do IESS.

·Renata Maria de Oliveira CostaDiretora do Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária em Saúde o Ministério da Saúde

·Patrícia PenaDiretora Técnica de Saúde do PASA (Vale)

·Alberto OgataPesquisador do Centro de Pesquisa em Administração em Saúde da FGV EAESP e Doutor em Saúde Coletiva

Recentemente, o Centro de Estudos e Planejamento em Gestão de Saúde da Fundação Getulio Vargas (FGVsaúde) realizou, a nosso pedido, um relatório exclusivo sobre o tema. Os pesquisadores descrevem os desafios e oportunidades para que a atenção primária à saúde possa ganhar escala também no sistema privado. Acesse aqui.

Inscreva-se já aqui ou acesse a transmissão do YouTube e adicione o lembrete (abaixo). É daqui a pouco, ao vivo a partir das 16h.