Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Setembro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

A primeira temporada do IESSCast debateu os temas apresentados no livro “Saúde Suplementar: 20 anos de Transformações e Desafios em um Setor de Evolução Contínua”. As conversas foram conduzidas por José Cechin, superintendente executivo do IESS, junto com os autores da publicação. Neste último episódio da primeira série, o tema central da discussão é demonstrar quais são os principais fatores que podem indicar os cenários futuros e tendências para a saúde, e especificamente na saúde suplementar.

O protagonismo sobre o uso de dados de saúde está cada vez mais presente e, no contexto brasileiro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabeleceu o uso correto dessas informações. Para abordar o futuro dessa agenda e as tendências mais importantes, Cechin convidou Marilia Bartolomei Bortolotto, advogada especialista em regulação do setor da saúde.

Além disso, quais são as perspectivas para o futuro da saúde digital e da telessaúde? Os autores Camila Quadros, Lincoln A. Moura Jr e Rene F. Parente, profissionais da Accenture Brasil, juntamente com Chao Lung Wen, professor associado da USP com livre docência em Telemedicina pela FMUSP, projetam cenários para os próximos anos.

O episódio já está disponível. Acesse pelo YouTube ou ouça em sua plataforma preferida de podcast.

Março 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Os resultados do mercado de trabalho no País tendem a influenciar o número de planos coletivos empresariais. Dados do Caged mostram que, em dezembro de 2021, a taxa total de empregos formais foi de 41,2 milhões. Nesse mesmo período, a quantidade de planos coletivos empresariais alcançou a marca histórica de 33,7 milhões de beneficiários – valor que representa 82% do estoque de empregos formais no mesmo período. Os dados são da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 66, apurada pelo IESS.

Esse montante indica que quase 7 em cada 10 beneficiários (69%) estava nesse tipo de contratação em dezembro do ano passado. Este número é o maior desde o ano 2000, quando teve início a série histórica disponibilizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A análise do IESS mostra que houve crescimento contínuo entre dezembro de 2000 e dezembro de 2014. Após uma pequena retração no número de vínculos e um período de estabilidade, o indicador voltou a crescer a partir de meados de 2020 e alcançou a marca recorde no fim de 2021.

Cabe destacar também que, historicamente, os setores de serviços, comércio e indústria são os que mais costumam ofertar planos de saúde aos seus colaboradores. Esses segmentos, inclusive, foram os que apresentaram maior saldo de empregos no mesmo período: 1,2 milhão, 644 mil e 475 mil, respectivamente, seguido das áreas de construção (245 mil) e agropecuária (141 mil).

Com o avanço da vacinação, somado ao retorno gradativo das atividades econômicas e o saldo positivo de empregos, a tendência é que o número de beneficiários de planos médico-hospitalares, sobretudo de contratações coletivas empresariais, deve crescer nos próximos meses.

Veja a íntegra da NAB 66.

Março 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) constituiu um grupo de trabalho para elaborar estudos e propor ações concretas normativas referente às demandas judiciais envolvendo a assistência à saúde. Dessa forma, surgiu o Fórum da Saúde, que busca promover a judicialização qualificada. Esse é o tema central do episódio #11, da segunda temporada do IESSCast. Para explicar a atuação do órgão, José Cechin, superintendente executivo do IESS, convida Arnaldo Hossepian S. L. Junior, Subprocurador Geral de Justiça de Relações Institucionais do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

Além da atuação do Fórum da Saúde do CNJ, o especialista também aborda temas como justiça e direito à saúde, judicialização qualificada e a Constituição Federal de 1988, e jurisdição em matéria de saúde.

Arnaldo Hossepian S. L. Junior é autor de “Justiça e direito à saúde: A atuação do Fórum da Saúde do Conselho Nacional de Justiça em prol da judicialização qualificada”, capítulo que integra o livro “Judicialização de Planos de Saúde: Conceitos, Disputas e Consequências”, organizado pelo IESS, em parceria com o Copedem e apoio da ESMAT. A publicação é assinada por 20 autores e pode ser baixada gratuitamente aqui.

O episódio #11 está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox. Os programas também podem ser acessados no site do IESS e, em formato de websérie, no YouTube.

 

Fevereiro 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

Um aspecto importante que o setor de saúde tem tentado equacionar é a questão da carga tributária e os custos envolvidos na saúde pública do Brasil. Esse, inclusive, é um dos tópicos debatidos no episódio #07, da segunda temporada do IESSCast. Para ajudar a entender o cenário, o superintendente executivo do IESS, José Cechin, recebe o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello.

Na conversa, também são abordados tópicos como direitos fundamentais da Constituição de 1988, as balizas normativas alusivas ao segmento de saúde suplementar, a saúde suplementar na ótica do STF, o surgimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) entre outros temas relevantes envolvendo o setor.

O Min. Marco Aurélio Mello é autor de “Análise Jurídica do Setor de Saúde Suplementar”, capítulo que integra o livro “Judicialização de Planos de Saúde: Conceitos, Disputas e Consequências”, organizado pelo IESS, em parceria com o Copedem e apoio da ESMAT. A publicação é assinada por 20 autores e pode ser baixada gratuitamente aqui.

O episódio #07 está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox. Os programas também podem ser acessados no site do IESS e, em formato de websérie, no YouTube.

Fevereiro 2022
Salvar aos favoritos Compartilhar

A regulação da saúde suplementar é um assunto fundamental para o bom funcionamento do sistema e a garantia de assistência de qualidade à população. Esse conceito, inclusive, precisa ir muito além do próprio setor de saúde, passando pelos pilares político, social, jurídico e econômico. Com objetivo de explicar toda a abrangência do tema, José Cechin, superintendente executivo do IESS, convida Samir José Caetano Martins, advogado especialista em Regulação de Saúde, para o episódio #06, da segunda temporada do IESSCast.

Além de debater os conceitos de regulação, o programa aborda os principais fundamentos de regulação da saúde suplementar, o poder de mercado versus a cadeia produtiva na saúde, as estruturas de mercado, bem como tendências à consolidação no setor e muito mais.

Samir José Caetano Martins é autor de “Conceitos fundamentais sobre planos privados de assistência à saúde”, capítulo que integra o livro “Judicialização de Planos de Saúde: Conceitos, Disputas e Consequências”, organizado pelo IESS, em parceria com o Copedem e apoio da ESMAT. A publicação é assinada por 20 autores e pode ser baixada gratuitamente aqui.

O episódio #06 está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox. Os programas também podem ser acessados no site do IESS e, em formato de websérie, no YouTube.