Em agosto de 2021, o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos atingiu a marca de 28,3 milhões – o melhor resultado desde o início da série histórica em 2000. O número foi alcançado após o acréscimo de mais de 2,5 milhões de vínculos em 12 meses, representando alta de 9,8% no período. Os dados são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 62, do IESS.
No intervalo analisado, os principais avanços por tipo de contratação foram dos planos individuais e familiares (17,5%) e dos planos coletivos empresariais (9,5%). O resultado de agosto deste ano mostra também que do total de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, 82,5% possuíam um plano coletivo. A proporção é similar ao cenário dos planos médico-hospitalares, conforme o IESS mostrou em outra oportunidade.
Houve crescimento de vínculos em todas as faixas etárias, com destaque para beneficiários com 59 anos ou mais (11,9%). Na análise por regiões do país, Sul (17,9%) e Norte (13,1%) tiveram os melhores desempenhos puxados pelas altas em Tocantins (39,4%) e Santa Catarina (32,7%). Já em números absolutos, o maior aumento foi em São Paulo, com 963.059 novos vínculos. A maior queda ocorreu em Roraima, cuja perda foi de 797 beneficiários entre agosto de 2020 e agosto de 2021.
O bom desempenho do setor também pode ser explicado pelo décimo segundo mês consecutivo em que o número de adesões superou a quantia de cancelamentos. Em agosto, por exemplo, o setor teve a melhor marca de 2021 com saldo positivo de 325.850 beneficiários.
Acesse aqui a íntegra da NAB 62.
Você pode se interessar também por....
O número de beneficiários de planos de saúde atinge a maior marca desde maio de 2016, ultrapassando 48,4 milhões de vínculos. No intervalo de 12 meses encerrados em julho de 2021, mais de 1,6 milhões de novos contratos foram firmados, valor que representa alta de 3,4%. Os planos odontológicos superaram o recorde histórico. São mais de 27,9 milhões de beneficiários.
Nos 12 meses encerrados em janeiro deste ano, o número de beneficiários inseridos em planos médico-hospitalares atingiu a marca de 50,7 milhões, em Minas Gerais. As informações são da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 79, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
O estado foi o que mais cresceu na região Sudeste durante o período (4,4%), com acréscimo de 239,7 mil vínculos e contribuiu para alcançar número recorde (5,7 milhões), o maior desde o início da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2000.
Os planos coletivos empresariais, no entanto, cresceram ainda mais (6%) e favoreceram para o total geral de adesões – eram 3,8 milhões de beneficiários em janeiro de 2022 e passou para 4,1 milhões no primeiro mês deste ano.
De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro havia registro de 21,6 milhões de habitantes em Minas Gerais. Desta forma, cerca de 1 a cada 4 moradores (26%) possuíam um plano de assistência médico-hospitalar.
Para mais detalhes sobre a Análise Especial da NAB 79, clique aqui.
Você pode se interessar também por....
Nos 12 meses encerrados em janeiro de 2023, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares foi de 50,3 milhões no País. O crescimento no período foi de 2,8%, alta que representa um acréscimo de 1,3 milhão de vínculos, conforme dados da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 79, desenvolvida pelo IESS.
As contratações de planos do tipo coletivo empresarial foram as que mais cresceram. A modalidade, que tende a acompanhar o número de trabalhadores formais com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), teve alta de 4% – eram 33,7 milhões em janeiro de 2022 e saltou para 35 milhões no mesmo mês de 2023 (1,3 milhão de beneficiários a mais).
De acordo com o estudo, 41,3 milhões – correspondente a 82,1% de beneficiários de planos médico-hospitalares – possuíam um plano coletivo. Do volume total, no entanto, 84,9% pertenciam ao tipo coletivo empresarial e 15,1% ao coletivo por adesão.
Os dados são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) N° 79 do IESS. O estudo está disponível para download: clique aqui.
Você pode se interessar também por....
Em janeiro de 2023, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares foi de 50,3 milhões. A variação nos 12 meses anteriores foi de 2,8%, marca que representa acréscimo de 1,3 milhão de vínculos. Já entre os planos odontológicos, no mesmo período, houve aumento de mais de 2 milhões de beneficiários (+7%). Veja a íntegra da NAB 79.
O Amazonas registrou o maior crescimento da região Norte do País (5,4%) em novas adesões a planos médico-hospitalares. Nos 12 meses encerrados em dezembro de 2022, o estado ganhou 31 mil novos beneficiários e contabilizou 606,2 mil vínculos, número recorde desde o início a série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
As informações da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 78, desenvolvida pelo IESS, mostram que, em termos percentuais, o estado cresceu bem acima do indicador nacional (3,3%) no período. Com isso, ficou à frente do Tocantins (4,9%), Rondônia (3,1%) e Roraima (2,1%). Acre e Amapá tiveram variações negativas (-0,9%) e (-3,9%), respectivamente.
O tipo de plano coletivo-empresarial foi o que teve maior registro de alta (6,2%). Em números absolutos, foram acrescentados 28,9 mil novos contratos em 12 meses, seguido pelo coletivo por adesão (3 mil). Os planos individual ou familiar tiveram registro de queda (-1,8%), com perda de 925 vínculos.
Clique aqui para acessar a Análise Especial da NAB 78 na íntegra.
Você pode se interessar também por....
O número de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos saltou de 28,9 milhões para 31 milhões, no País, nos 12 meses encerrados em dezembro de 2022. Durante o período houve acréscimo de 2,1 milhões de vínculos (alta de 7,1%). Os dados são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) N° 78 do IESS.
Os planos coletivos empresariais foram os que mais cresceram – eram 21 milhões em dezembro de 2021 e encerraram 2022 com 22,5 milhões de beneficiários. A alta de 7,2% foi puxada pelo aquecimento do mercado de trabalho, que no mesmo período acumulou 42,7 milhões de empregos no Brasil (alta de 5%).
Os planos individuais ou familiares também tiveram alta expressiva. No período de 12 meses analisados, eles cresceram 7% e fecharam dezembro do ano passado com 5,4 milhões de vínculos.
A NAB 78 está disponível para download: clique aqui.
Você pode se interessar também por....
Goiás encerrou 2022 com crescimento de 5,9% no número de beneficiários com planos de saúde médico-hospitalares, o maior do País em 12 meses, e atingiu 1,3 milhão de vínculos. O acréscimo foi de 74,7 mil contratos, número recorde desde o início da série histórica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As informações são da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 78, do IESS.
Em termos percentuais, o estado foi o que mais cresceu no período, bem acima do indicador nacional (3,3%). Com isso, ficou à frente do Piauí (5,6%), na região Nordeste; do Amazonas (5,4%), no Norte; de Minas Gerais (4,5%), no Sudeste, e de Santa Catarina (4,3%), no Sul
O tipo de plano coletivo-empresarial foi o que teve maior registro de alta. Em números absolutos, foram acrescentados 44,1 mil novos contratos em 12 meses, seguido por individual ou familiar (18,6 mil) e coletivo por adesão (12 mil). A faixa etária com maior aumento no volume de vínculos foi a de 0 a 18 anos (6,6%) com 21,9 mil beneficiários, a frente de 19 a 58 anos (5,4%) com 43,5 mil, e 59 anos ou mais (7,3%) com 9,2 mil.
Você pode se interessar também por....
Em dezembro de 2022, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares atingiu a marca de 50,5 milhões. A variação nos 12 meses anteriores foi de 3,3%, marca que representa acréscimo de 1,6 milhão de vínculos. Já entre os planos odontológicos, no mesmo período, houve aumento de mais de 2 milhões de beneficiários (+7,1%). Confira também os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Veja a íntegra da NAB 78.
Em novembro de 2022, o número de beneficiários de planos médico-hospitalares atingiu a marca de 50,2 milhões. A variação nos 12 meses anteriores foi de 3,4%, marca que representa acréscimo de 1,6 milhão de vínculos. Já entre os planos odontológicos, no mesmo período, houve aumento de mais de 2,2 milhões de beneficiários (+7,8%). Confira também os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Veja a íntegra da NAB 77.