Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Sedentarismo: 22% dos beneficiários não praticam exercícios físicos ou se exercitam apenas uma vez por semana

TD
Junho 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Já é de conhecimento amplo e geral que manter um estilo de vida saudável traz vários benefícios para a saúde. Alimentar-se adequadamente e praticar atividade física são dois importantes pilares para o bem-estar e qualidade de vida. 

No blog de hoje, vamos destacar a importância de manter-se ativo. A atividade física é fundamental para o balanço energético, controle de peso e equilíbrio mental. Além disso, contribui para redução do risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mama, entre muitos outros benefícios. 

No entanto, a quantidade de beneficiários de planos de saúde no Brasil que estão sedentários ou praticam exercícios físicos apenas uma vez por semana preocupa: 22%. É importante destacar que, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), as pessoas deveriam se exercitar pelo menos 150 minutos por semana. 

As informações são do Texto para Discussão (TD) 95: Prática de Atividade Física entre Beneficiários de Planos de Saúde Médico-Hospitalares, desenvolvido pelo IESS. A publicação ainda destaca que homens e adultos mais jovens são os que menos alcançam o tempo recomendado de dias por semana para prática de atividades e que em geral, apenas 14,1% dos beneficiários praticam 150 minutos ou mais de exercícios por semana.

O TD 95 analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 e os comparou com
as diferenças segundo variáveis sociodemográficas.

Este assunto também foi tema de um webinar realizado pelo IESS com a presença de especialistas. Para assistir na íntegra clique aqui.

Clique aqui para baixar o TD 95.

Este conteúdo foi útil?