Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Exame diagnóstico foi o serviço mais utilizado pelos beneficiários

Outubro 2021
Salvar aos favoritos Compartilhar

Uma das diversas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 entre os beneficiários de planos médico-hospitalares foi em relação aos principais serviços utilizados em 12 meses. A pesquisa Vox Populi, realizada neste ano a pedido do IESS, revelou que, em comparação ao estudo realizado em 2019, houve uma mudança nas primeiras colocações, sendo o exame diagnóstico o tipo de atendimento mais procurado.

Ao contrário das pesquisas anteriores, as consultas médicas sempre foram o serviço mais utilizado pelos beneficiários. Contudo, em 2021, houve queda de 86% para 71% nessa forma de assistência. Por outro lado, o número de exames diagnósticos cresceu de 78% para 88%. O resultado pode estar ligado ao medo da população em frequentar hospitais e consultórios em situações que não fossem emergenciais durante os meses de isolamento.

Além disso, o estudo mostrou que a taxa de internações hospitalares entre os beneficiários caiu de 17% para 11% no período. Outro serviço que apresentou redução foi o número de partos, com variação de 4% para 3% entre as pesquisas de 2019 e 2021.

O levantamento mostrou, inclusive, que 71% dos beneficiários utilizaram ao menos um dos serviços disponibilizados pelos planos de saúde, enquanto 29% não necessitou de nenhuma forma de atendimento.

Em abril deste ano, o Vox Populi ouviu 3,2 mil pessoas (1,6 mil beneficiários e 1,6 mil não beneficiários), com 20 anos ou mais, em oito regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais (p.p.) para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Acesse à íntegra da pesquisa.

Este conteúdo foi útil?