Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Vitória é a capital com a maior taxa de cobertura do País de beneficiários com planos de saúde

Maio 2023
Salvar aos favoritos Compartilhar

Três a cada cinco moradores da capital do Espírito Santo possuem o benefício. Cidade está bem acima da média nacional, aponta estudo do IESS

Dentre todas as capitais do País, Vitória, no Espírito Santo (ES), conta com a maior taxa de cobertura (61%) de beneficiários com planos de saúde, bem acima, inclusive, da média nacional (23%). As informações são da Análise Especial da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) nº 81, desenvolvida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).   

A cidade capixaba apresenta indicador melhor que outras grandes capitais, como por exemplo, Curitiba (50%), São Paulo (48%), Rio de Janeiro (46%) e Porto Alegre (41%). De acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vitória possui cerca de 370 mil habitantes. Assim, três a cada cinco moradores contam com assistência da saúde suplementar.  

A capital do ES encerrou março de 2023 com 225 mil beneficiários de planos médicos. Em um ano, houve acréscimo de quatro mil novos vínculos (alta de 1,8%) com crescimento em todas as faixas etárias. Em todo o estado são 1,2 milhão de contratos.   

As adesões aos planos do tipo coletivo empresarial foram as que tiveram maior crescimento (3,1%) – passaram de 128,7 mil, em março de 2022, para 132,7 mil no mesmo mês deste ano.    

José Cechin, superintendente executivo do IESS, destaca que alta taxa de cobertura em Vitória pode ser atribuída a alguns fatores. “Existe uma concentração de pessoas com alta renda na cidade, que também se destaca pelo elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, justifica, acrescentando que, em um ano, houve crescimento de 4,6% em empregos formais na capital, de acordo com o Caged, especialmente no setor de serviços e construção.   

Clique aqui para ver a Análise Especial da NAB 81 na íntegra.


Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

Mais informações
LetraCerta Inteligência em Comunicação
Emerson Oliveira – [email protected]
(11) 98231-8002
 

Este conteúdo foi útil?