Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Revista Brasileira de Saúde Suplementar 

Abril 2025
Salvar aos favoritos Compartilhar

O texto analisa a medida administrativa de indisponibilidade de bens prevista no artigo 24-A da Lei nº 9.656/98, aplicada a administradores, gerentes e conselheiros de operadoras de planos de saúde em situação de direção fiscal. O autor destaca a ausência de um limite temporal objetivo para a manutenção dessa restrição, refletindo sobre os impactos que essa indefinição pode gerar sob os princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade.

 

Também discute os riscos de a medida cautelar ser mantida por períodos indefinidos ou excessivos, o que pode configurar desvio de sua natureza original, transformando-a em uma verdadeira sanção, prática vedada pelo ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, aponta consequências econômicas, sociais e psicológicas aos indivíduos atingidos.

 

A análise propõe que a indisponibilidade de bens deve observar limites temporais razoáveis, vinculados a um processo principal de apuração de responsabilidades, a fim de resguardar a finalidade cautelar da medida e garantir o respeito aos direitos fundamentais.

O artigo está disponível na íntegra no site da RBSS. Acesse e confira: https://rbss.org.br/index.php/RBSS/article/view/40

Abril 2025
Salvar aos favoritos Compartilhar

O novo artigo da Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS) aborda “O impacto externo no Congresso Nacional: qual a influência das indústrias farmacêuticas e ONGs na PEC 10?”, de autoria de Nanayra Lima Rodrigues Horta, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

 

O texto apresenta uma análise descritiva sobre os mecanismos de atuação de indústrias farmacêuticas e organizações não governamentais (ONGs) no processo legislativo brasileiro, tendo como estudo de caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2022. A proposta trata da regulação da coleta e do processamento de plasma humano no Brasil, mas o foco do artigo está nos agentes externos que participam ativamente da tramitação legislativa.

 

De acordo com o estudo, farmacêuticas e ONGs especializadas muitas vezes atuam de forma articulada: enquanto a indústria busca desenvolver ou incluir tecnologias e medicamentos no sistema público de saúde, ONGs que representam grupos de pacientes ou doenças específicas são mobilizadas para defender publicamente o acesso aos tratamentos propostos.

 

O artigo descreve como esses atores participam de audiências públicas, realizam ações de advocacy junto a parlamentares, e influenciam diretamente na formulação ou alteração de propostas legislativas. Também é detalhado o papel do lobby institucional — frequentemente intermediado por empresas de consultoria ou representação no Congresso Nacional — no encaminhamento de demandas ao Legislativo.

 

O texto destaca ainda como as ONGs podem atuar como pontes entre o setor produtivo e a sociedade civil, muitas vezes patrocinadas por farmacêuticas em ações de comunicação e mobilização pública voltadas à incorporação de tecnologias no SUS ou na saúde suplementar.

 

A análise também menciona os procedimentos de submissão de novos medicamentos a instâncias como a Conitec e a ANS, além do papel de parlamentares na proposição de projetos de lei, indicações legislativas e articulações institucionais relacionadas à saúde.

 

O artigo contribui para a compreensão do papel de agentes não estatais no processo decisório brasileiro e está disponível na íntegra no site da Revista Brasileira de Saúde Suplementar.

 

Leia o artigo completo na RBSS: www.rbss.org.br

 

Fevereiro 2025
Salvar aos favoritos Compartilhar

Nosso novo artigo científico da Revista Brasileira de Saúde Suplementar trouxe à tona as percepções de gestores de operadoras de saúde sobre o cuidado centrado no paciente. A autoria é dos renomados Mariana Jordão Di Chiacchio, Iara Muller Bernz, Alberto José Niituma Ogata e Ana Maria Malik, pesquisadores e professores renomados da Fundação Getúlio Vargas.

 

A publicação intitulada Cuidado centrado no paciente: a percepção de um grupo de gestores de operadoras de saúde” aponta que essa abordagem, que coloca o paciente como um parceiro ativo na tomada de decisões sobre sua saúde, é vista como um caminho para melhorar a eficiência e reduzir custos no sistema de saúde suplementar.

 

No entanto, o artigo aponta uma série de desafios que ainda precisam ser superados. A fragmentação dos serviços de saúde, a falta de comunicação entre os diversos pontos de cuidado e os incentivos financeiros baseados em episódios de doença, e não na saúde do paciente, são fatores que dificultam a implementação dessa abordagem.

 

A solução para esses desafios passa por uma mudança de paradigma. O cuidado centrado no paciente exige que a saúde suplementar se mova de um modelo baseado em oferta para um modelo centrado nas necessidades reais dos pacientes, com um foco maior na prevenção, educação e coordenação do cuidado. Além disso, é necessário investir em tecnologias que integrem as informações dos pacientes, como sistemas de Business Intelligence, para garantir uma visão mais holística e personalizada dos cuidados.

 

A transformação da saúde suplementar não será rápida, mas ela é essencial. A adoção de práticas mais centradas no paciente pode não só melhorar os resultados clínicos, mas também a experiência dos pacientes e a sustentabilidade do sistema.

 

Clique aqui e acesse a íntegra do artigo.

Janeiro 2025
Salvar aos favoritos Compartilhar

Você sabia que a Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS) está aberta para receber submissões de novos artigos? Isso mesmo, a publicação do IESS é uma iniciativa inédita no Brasil no setor e visa fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento, além do desenvolvimento sobre o sistema suplementar de saúde.

A RBSS tem um modelo de publicação contínua, garantindo, assim, uma rápida disseminação dos trabalhos. Isso significa que são aceitas submissões o ano todo e os artigos aprovados são, imediatamente, disponibilizados na publicação. Além disso, o IESS também dá visibilidade para o tema e para o autor, divulgando o trabalho aqui no blog e nas redes sociais.

A revista aceita diversos tipos de contribuições, incluindo estudos com dados originais, revisões sistemáticas e artigos de opinião, independentemente da filiação institucional do autor. Não há nenhuma taxa para submissão e os trabalhos devem ser inéditos e formatados conforme as diretrizes estabelecidas: utilizar fonte tamanho 12, espaçamento simples, e serem acompanhados de um resumo e das referências bibliográficas.

Para submeter artigos, os interessados devem acessar rbss.org.br e se registrar no sistema. A equipe editorial do IESS, composta por um comitê externo de revisão por pares, realizará a avaliação. 

Dezembro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), primeira publicação científica do setor, está com novo artigo disponível. Intitulado “Avaliação de um programa de emagrecimento clínico multidisciplinar para prevenção de doenças e redução de custos em uma autogestora do Paraná”, o texto é assinado por André Nassif, médico cirurgião do aparelho digestivo e colaboradores.

O artigo aborda a questão da obesidade associada a diversas doenças e ao aumento dos custos de saúde, e aponta que iniciativas para ajudar na perda de peso saudável são essenciais. O objetivo é avaliar a eficácia de um programa de emagrecimento clínico multidisciplinar com tecnologia, promovendo perda de peso saudável e sustentável a menor custo para planos de saúde.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.

A revista tem fluxo contínuo e está aberta para receber artigos o ano todo, sem custos aos autores. Para submeter um trabalho, os autores devem cumprir todos os critérios necessários, disponíveis aqui.

Confira todos os artigos já publicados aqui.

Outubro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), primeira publicação científica do setor, está com novo artigo disponível. Intitulado “Linha de cuidado para transtornos mentais comuns (TMCS) no ambiente de trabalho”, o texto é assinado pelos seguintes autores: Alberto Ogata, Luiz Gustavo Vala Zoldan, Silvia Lagrotta e Wagner Farid Gattaz.

A saúde mental tem se constituído em um grande desafio para a sociedade, particularmente após a pandemia de COVID-19. Assim, o trabalho aprofunda especialmente essa questão, no ambiente de trabalho. Neste campo, a abordagem vai além das condições mentais, mas envolve o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador. A linha de cuidado para transtornos mentais comuns (ansiedade e depressão) no ambiente de trabalho fornece orientações práticas baseadas em evidências. Essas orientações abrangem desde medidas de promoção e prevenção até o diagnóstico e as intervenções terapêuticas.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.

A revista tem fluxo contínuo e está aberta para receber artigos o ano todo, sem custos aos autores. Para submeter um trabalho, os autores devem cumprir todos os critérios necessários, disponíveis aqui.

Confira todos os artigos já publicados aqui.

Setembro 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), primeira publicação científica do setor, está com novo artigo disponível. Intitulado “Áreas verdes urbanas como espaços promotores de saúde e educação ambiental para a qualidade de vida”, o texto é assinado por seis autores: Tiago Ferraz Costa, Mauricio de Oliveira Silva, Vivianni Marques Leite dos Santos, José Hermógenes Moura da Costa, Adelson Dias de Oliveira e Xirley Pereira Nunes.

Este artigo revisa a literatura sobre a importância das áreas verdes urbanas para a promoção da saúde, com foco em estudos realizados entre 2000 e 2021. A pesquisa conclui que as áreas verdes em espaços urbanos oferecem múltiplos benefícios, que vão além do lazer e da função estética. Elas promovem bem-estar, socialização, diminuição do estresse, e cultura, contribuindo diretamente para a saúde da população.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.

A revista tem fluxo contínuo e está aberta para receber artigos o ano todo, sem custos aos autores. Para submeter um trabalho, os autores devem cumprir todos os critérios necessários, disponíveis aqui

Confira todos os artigos já publicados aqui.

Agosto 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), primeira publicação científica do setor, está com novo artigo disponível. Intitulado “Saúde suplementar e terapias alternativas: a limitação do rol de procedimentos da ANS”, o texto é assinado por Nanayra Horta, especialista em Direito à Saúde pelo CEUB – Centro Universitário de Brasília.

A pesquisa foi desenvolvida com base no método qualitativo, exploratória, a partir de levantamentos bibliográficos, análise documental e legislações vigentes. Foram escolhidas duas terapias alternativas que têm causado efeitos adversos uma da outra, como forma de comparação para a judicialização.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.

A revista tem fluxo contínuo e está aberta para receber artigos o ano todo, sem custos aos autores. Para submeter um trabalho, os autores devem cumprir todos os critérios necessários, disponíveis aqui

Confira o novo artigo na íntegra aqui.

Junho 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), primeira publicação científica do setor, está com novo artigo disponível. Intitulado “A experiência na atuação em serviços de gestão de saúde populacional: impacto clínico e econômico-financeiro”, o texto é assinado por sete autores: Vinicius Martins Castilho, Camila Nascimento Monteiro, Ana Carolina Cintra Nunes Mafra, Aline Alcantara de Freitas, Ionnara Salvador Silva, Felipe Gonçalves Corneau e Diane Aparecida Dias.

O trabalho tem por objetivo comparar a população antes e depois da jornada de cuidado em saúde estabelecida pelos protocolos clínicos-assistenciais do serviço de gestão de Saúde Populacional no âmbito da saúde suplementar e analisar o impacto clínico e econômico-financeiro. O estudo foi realizado em 2023, no contexto de um serviço de saúde corporativa, que tem como base o cuidado pautado na Atenção Primária à Saúde (APS) de uma carteira específica de pacientes.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.

A revista tem fluxo contínuo e está aberta para receber artigos o ano todo, sem custos aos autores. Para submeter um trabalho, os autores devem cumprir todos os critérios necessários, disponíveis aqui

Confira todos os artigos já publicados aqui.

Maio 2024
Salvar aos favoritos Compartilhar

A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), primeira publicação científica do setor, está com novo artigo disponível. Intitulado “Adoção de práticas ESG e desempenho econômico: uma análise de correlação para Unimeds de grande porte”, o texto é assinado Por Renan Codo, coordenador de Governança, Riscos e ESG da Unimed Piracicaba.

O trabalho tem por objetivo avaliar a correlação entre a adoção de práticas ESG e o desempenho econômico de cooperativas médicas de grande porte do sistema Unimed. Com base em relatórios de gestão e sustentabilidade divulgados por cooperativas, foi possível avaliar se as instituições que publicizam a temática ESG em seus relatórios e, portanto, aderem às práticas ESG, apresentam retornos monetários na prática.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.

A revista tem fluxo contínuo e está aberta para receber artigos o ano todo, sem custos aos autores. Para submeter um trabalho, os autores devem cumprir todos os critérios necessários, disponíveis aqui

Confira todos os artigos já publicados aqui.