Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Webinar IESS – HOJE: Promoção de Saúde nas Empresas

Novembro 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

A pandemia trouxe uma série de impactos sociais, sanitários e econômicos com profundas mudanças nas relações e nos hábitos. Nas empresas, a preocupação com a saúde dos colaboradores e o equilíbrio produtivo das atividades alterou rotinas, práticas e fez surgir novas ações para atender e superar esse cenário e seus desafios. Mas como sair do contexto de urgência e promover a saúde mental e física dos colaboradores de modo duradouro em meio à pandemia e depois dela?

Esse é o tema do webinar “Promoção de Saúde nas Empresas - Boas práticas durante a pandemia”, que acontece logo mais, a partir das 16h, ao vivo no canal do YouTube, aqui no portal e em nossas redes sociais.

Garantir segurança e promoção da saúde no universo das companhias é fundamental para esse momento. E isso passa pela testagem de funcionários, sistema de higienização adequado, apoio ao home office, fornecimento de EPIs e outras ações.

Para debater o assunto, reuniremos importantes gestores e especialistas com boas práticas. Com mediação de José Cechin, superintendente executivo do IESS, contaremos com a participação do Dr. Fernando Akio Mariya, médico graduado na Unifesp, pós-graduado em Medicina do Trabalho pela USP, especialista pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT e Gerente Médico da P&G; Hugo Fumian, coordenador de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional da EDF Norte Fluminense; e Dr. Leonardo Piovesan Mendonça, Gerente Médico do Programa Saúde Integral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A série de eventos aborda importantes temas para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar nacional com transmissão ao vivo. Todos os webinars anteriores estão disponíveis no canal do IESS no YouTube (https://www.youtube.com/IESSbr).

Lembre-se: é hoje (quinta-feira, 19), a partir das 16h em nosso canal do YouTube, aqui no portal e em nossas redes sociais. Veja aqui os detalhes e saiba como participar - https://www.iess.org.br/eventos.

Você também já pode acessar a transmissão e ativar o lembrete no vídeo abaixo.

Webinar – O papel de empresas e indivíduos na gestão da saúde

Outubro 2020
Salvar aos favoritos Compartilhar

São diversos os temas abordados pelos trabalhos inscritos e vencedores no Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar nas diferentes categorias. Algumas características, no entanto, são comuns a todos: o excelente nível técnico e a contribuição para o setor de saúde suplementar.

E esse é o ponto de partida do nosso webinar desta semana: “Webinar Prêmio IESS - O papel de empresas e indivíduos na gestão da saúde”. Reunimos pesquisadores premiados para falar sobre esse importante tema para o setor. O encontro será transmitido ao vivo aqui em nosso portal, pelo canal do YouTube e em nossas redes sociais a partir das 16h do dia 08 de outubro.

Com mediação de Alberto Ogata, diretor da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e avaliador da categoria, conta com a participação de Fabiana Maluf Rabacow, doutora em Medicina Preventiva pela USP; Jorge Aguiar de Andrade Neto, mestre em Saúde pela FGV; e Gabriela Herrmann Cibeira, doutora em Medicina pela UFRGS.

O encontro trará importantes e amplas contribuições para o debate do tema, já que os pesquisadores possuem especialidades distintas. Fabiana vou vencedora com o trabalho “Estilo de vida de trabalhadores, absenteísmo e gastos com serviços de saúde”. A pesquisa de Jorge abordou “Os desafios da interoperabilidade em operadoras de medicina de grupo, nas percepções dos médicos assistentes, gestores de unidade de atendimento assistencial e gestores de TI”. Já Gabriela teve o “Estudo epidemiológico de estilo de vida e fatores de risco”  premiado em 2018.

Você pode fazer sua inscrição gratuitamente. Se conheceu os trabalhos e tem dúvidas para os participantes, envie em nosso WhatsApp que incluiremos no debate: (11) 93352-3355.

Nos vemos na próxima quinta-feira (08).

Indústria de transformação impulsiona contratação de planos de saúde no Centro-Oeste

Julho 2019
Salvar aos favoritos Compartilhar

O total de beneficiários de planos médico-hospitalares no Centro-Oeste do Brasil avançou 2,3% entre abril deste ano e o mesmo mês do ano passado. Um resultado bastante expressivo frente a média nacional de 0,01% registrada na última edição da NAB. No total, 71,8 mil novos vínculos com carteira assinada foram firmados na região ao longo do período analisado. 

O crescimento da indústria de transformação na região é a principal causa desse resultado. O Centro-Oeste viveu um importante processo de modernização industrial, com a migração de plantas agroindustriais dedicadas a produtos alimentícios passando a participar da produção de biocombustíveis. Segundo a Pesquisa Industrial Anual, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Centro-Oeste foi a região que mais se industrializou no País nos 10 anos entre 2008 e 2017. Além disso, a produção de biocombustíveis figura entre as três mais relevantes da região. 

Um movimento que contribuiu para o aumento do saldo de emprego e, consecutivamente, do total de beneficiários. Hoje, o setor responde por 23% do total de beneficiários na região. 

Na comparação anual, do total de novos vínculos com planos médico-hospitalares, 54,7 mil são coletivos empresariais (aqueles ofertados pelas empresas aos seus colaboradores) e 20,6 mil são familiares/individuais. O resultado só não foi mais positivo por uma ligeira retração no total de planos coletivos por adesão, aqueles feitos por meio de entidades de classe. Foram rompidos 3,3 mil vínculos desse tipo, um recuo de 0,7%. 

Contudo, é possível que uma parcela relevante desses beneficiários tenha deixado os planos coletivos por adesão por passar a contar com planos coletivos empresariais. Infelizmente, não é possível precisar a migração entre os planos. 

O aumento da contratação de planos individuais/familiares também está intimamente ligado ao resultado do mercado de trabalho no Centro-Oeste. Isso porque o aumento do emprego tende a proporcionar também mais renda às famílias que, logo que possível, procuram voltar a contar com o plano de saúde, seja para si mesmo, se a empresa não oferecer o benefício, ou para parentes como pais com mais idade. Fato comprovado pelo expressivo aumento no total de beneficiários com 59 anos ou mais, que cresceu 2,5% no País nos últimos 12 meses. 

Novos produtos para saúde suplementar

Agosto 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

Hoje, as despesas com planos de saúde já são o segundo maior gasto das empresas com recursos humanos, atrás apenas da folha de pagamento. Fato que fez com que oferecer esse beneficio para seus colaboradores se tornasse uma foco de preocupação. Após mais de uma década com custos em expansão, tem sido um desafio para os gestores preservar esse benefício que é, ao mesmo tempo, reconhecido pelos profissionais e crucial para preservar o bem-estar e a produtividade das empresas, como já apontamos aqui no Blog.

Um dos caminhos para equacionar esses custos pode ser a adoção de novos produtos de saúde suplementar, como planos com conta poupança e franquias anuais. Produtos ainda inexistentes no País. Com isso em mente, vamos realizar no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional "Novos produtos para saúde suplementar". Se os custos da saúde preocupam sua empresa, esse debate certamente irá te interessar. Então, corra e inscreva-se gratuitamente. As vagas já estão acabando.

Ainda com foco nesse assunto, decidimos preparar um especial aqui para o Blog: começando na próxima segunda (22/8), vamos fazer uma série de cinco posts sobre HSA (Sigla em inglês para Health Savings Account; os planos de saúde com conta poupança) e outros produtos. Então, se você tem alguma dúvida ou gostaria de ver algum assunto ou produto específico analisado aqui no Blog, essa é sua chance. Nos mande seu comentário nas redes sociais (FacebookTwitter e LinkedIn). Pode ter certeza que vamos responder.

Empresas que trabalham a promoção da saúde crescem mais

Julho 2016
Salvar aos favoritos Compartilhar

O diretor técnico da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e membro do Board of Directors do International Association of Worksite, Dr. Alberto Ogata, apresenta soluções e propostas para tornar a promoção da saúde rotina dentro de uma empresa. Ogata aponta que atitudes nesse sentido são boas para os colaboradores e também para a saúde econômico-financeira das organizações, já que empresas com investimentos em políticas de bem-estar e de promoção de saúde apresentaram crescimento cerca de 5% superior quando comparada a outras.

Segundo o executivo da ABQV, com a mensagem da promoção da saúde e de viver melhor dentro das empresas, é possível captar a atenção do trabalhador. O impacto destas políticas, explica, é sentido no sinistro dos planos de saúde e na queda da quantidade de afastamentos de funcionários. Assista a palestra na íntegra:

Dr. Alberto Ogata será um dos avaliadores do VI Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar. Estamos preparando uma entrevista sobre a premiação, na qual vamos conversar com ele sobre a importância da promoção da saúde para a saúde suplementar e quais as expectativas para os trabalhos vencedores da categoria. Pesquisadores, fiquem ligados e não deixem de inscrever, gratuitamente, até 15 de setembro, seu trabalho de conclusão de curso de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado) com foco em saúde suplementar nas áreas de Economia, Direito e Promoção de Saúde e Qualidade de Vida. Veja o regulamento completo.

 Os dois melhores de cada categoria receberão prêmios de R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, além de certificados, que serão entregues em cerimônia de premiação em dezembro.

Programas de promoção da saúde que funcionam nas empresas

Nome admin Sobrenome .
Submitted by admin on ter, 15/10/2013 - 18:40
Seminário apresentado por Dr. Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e membro do Board of Directors do International Association of Worksite Health Promotion (IAWHP), durante o "3º Seminário IESS de Promoção de Saúde nas Empresas" nas dependências do Renaissance São Paulo Hotel, em 15 de outubro de 2013.